Introdução

 

 

 

Introdução

Escolhendo os pares

Valores apresentados nas colunas

Gráficos

Beta e alavancagem

 

 

 

Introdução : Para utilizar esta ferramenta o usuário deve dominar os conceitos teóricos envolvidos. O objetivo deste manual é fornecer orientação quanto à operação da ferramenta e não pretende absolutamente ensinar a teoria envolvida no processo.

 

Para saber como abrir o módulo Pair trading (long-short) consulte o capítulo Estrutura básica > Começando a usar

 

Este módulo se presta a duas finalidades diferentes e por isso ele pode ser operado de dois modos :

 

Modo 1 : O usuário escolhe uma lista de pares e o sistema analisa estes pares

Modo 2 : O usuário define um conjunto de filtros e o sistema procura dentre milhares de pares aqueles compatíveis com os filtros

 

Neste capítulo está explicada a operação no modo 1 enquanto que a operação no modo 2 está explicada no capítulo Pair trading (long - short) > Varredura de pares.

 

Ao abrir o módulo ele encontra-se pronto para operar no modo 1

 

 

 

 

Escolhendo os pares : Chamaremos cada um dos dois elementos de um par de Posição long e Posição short sendo o primeiro a ação que será comprada e o segundo a ação que será vendida (short selling). Para escolher a posição long do primeiro par o usuário deve usar a tecla <insert>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na lista que lhe será oferecida, o usuário deve escolher a ação que ele pretende para a posição long. Após feita esta escolha (Microsoft neste exemplo) a tela se apresentará como na imagem ao lado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir o usuário deve teclar <S> ou clicar na seta à direita do campo reservado para a posição short (imagem ao lado) e, na lista que lhe será oferecida, escolher a ação que ele pretende para a posição short

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após feita a escolha da posição short do primeiro par (Oracle no exemplo ao lado) o usuário deve teclar <insert> novamente para escolher a posição long do segundo par e seguir os mesmos passos até que estejam listados todos os pares que o usuário quer analisar.

 

Um risco sobre o nome de uma ação (Atwood Oceanics no exemplo ao lado) indica que a serie histórica daquela ação apresenta problemas e consequentemente não serão analisados pares que contenham aquela ação. Os possíveis problemas na série histórica são :

 

- A ação não teve nenhum negócio no último pregão, ou seja, não existe para esta ação uma "cotação atual"

 

- A série histórica está incompleta (veja capítulo Pair trading (long-short) > Parâmetros > Tolerância)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após formado o par o usuário pode alterar a posição long ou a posição short usando as teclas L ou S respectivamente ou pode clicar sobre a seta à direita dos nomes, conforme destacado na imagem ao lado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao clicar sobre a seta será oferecido o menu destacado na imagem ao lado. A opção Incluir mais um item na posição long está explicada no capítulo Pair trading (long short) > Pares de carteiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valores apresentados nas colunas : Para cada par a tabela mostra os seguintes valores :

 

Ratio atual : É a cotação atual do ativo da posição long dividida pela cotação atual do ativo da posição short. Se o usuário desejar, o valor do ratio pode ser calculado com as cotações de outra data diferente da atual (veja capítulo Pair trading (long-short) > Parâmetros)

 

Os valores abaixo são calculados para o período que estiver definido na tela Parâmetros / Geral (veja capítulo Pair trading (long-short) > Parâmetros). Este periodo inicialmente cobre os doze meses anteriores à data atual mas o usuário pode alterá-lo se assim o desejar

 

Ratio médio : É a média do ratio no período

 

Variação potencial : É a diferença percentual entre o ratio atual e o ratio médio

 

Desvio padrão : É o desvio padrão do ratio no período

 

Qtd de desvios : É a diferença entre o valor atual e o valor médio e está expressa em quantidade de desvios padrão

 

Ratio Máximo : É o valor máximo atingido pelo ratio no período

 

Ratio Mínimo : É o valor mínimo atingido pelo ratio no período

 

Correlação : É a correlação entre as duas ações do par.

 

Volatilidade : É a volatilidade do ratio no período. Está expressa em termos anuais.

 

(OBS : Consulte o capítulo Pair trading (long-short) > Parâmetros para conhecer a alternativa de usar valores logarítmicos)

 

 

Beta do par : Veja o tópico Beta e alavancagem abaixo

 

Alavancagem : Veja o tópico Beta e alavancagem abaixo

 

Back test : Veja capítulo Pair trading (long-short) > Back test

 

Setor : São apresentados os setores da ação da posição long e da posição short. Através da tela Parâmetros / Geral é possível alterar o tipo de classificação setorial usado (consulte o capítulo Pair trading (long-short) > Parâmetros)  

 

 

 

 

 

 

 

Gráficos : Na parte inferior esquerda da tela são apresentados gráficos do histórico do ratio, da média e do desvio padrão. Na parte inferior direita da tela está apresentado o gráfico da distribuicao do ratio (distribuicao dentro do período de tempo definido na tela Parâmetros / Geral (veja capítulo Pair trading (long-short) > Parâmetros)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Beta e alavancagem : Na composição de um par é possivel escolher entre as duas alternativas explicadas abaixo. Cabe notar que o ratio bem como sua media e desvio padrão são os mesmos independentemente da alternativa de composição escolhida

 

Pares cash neutral : São pares em que o valor investido na compra da posição long é igual ao valor gerado pela venda (short selling) da posição short. Trata-se portanto de uma operação em que o investidor não aportou recursos próprios. Estes pares tem beta diferente de zero (exceto em raras coincidências), ou seja, a carteira formada pelas duas ações apresenta alguma direcionalidade.

 

Pares beta neutral : São pares em que o valor da posição long e o valor da posição short obedecem a uma determinada proporção que resulte numa carteira (formada pelas duas ações) que apresente beta igual a zero, ou seja, uma carteira sem direcionalidade. Para que o beta seja zero a proporção entre o valor da posição long e o valor da posição short será diferente de 1 (exceto em raras coincidências).

 

A proporção entre o valor da posição long e o valor da posição short é chamada de alavancagem e é o resultado da divisão do valor da posição short pelo valor da posição long. Pares cash neutral são aqueles que tem alavancagem igual a 1 e pares beta neutral tem alavancagem maior ou menor que 1 mas não igual a 1 (exceto em raras coincidências)

 

O usuário pode optar entre o sistema apresentar o beta do par (considerando pares cash neutral) ou a alavancagem do par (considerando pares beta neutral). Para fazer esta opção o usuário deve clicar na opção destacada na imagem ao lado

 

 

 

 

 

 

.. e na tela que lhe será oferecida (imagem ao lado) escolher a opção desejada

O período para cálculo do beta bem como outros parâmetros que afetam seu cálculo estão definidos na tela Parâmetros / Beta (consulte capítulo Pair trading (long-short) > Parâmetros > Beta).

Para pares de carteiras (consulte capítulo Pair trading (long-short) > Pares de carteiras) não se aplica o conceito de "considerar que o par seja cash neutral " ou "considerar que o par seja beta neutral".  Para pares de carteiras a alavancagem será sempre aquela determinada pela composição definida pelo usuário e o beta será calculado considerando esta composição (atualizada)